Conheça o eSocial +Fácil, o eSocial de um jeito Mais Fácil para sua Empresa

Prezados,

A partir de agora, acompanhe os novos posts sobre o eSocial diretamente na página http://www.esocialmaisfacil.com.br. Lá você encontratá notícias e novidades sobre o eSocial, bem como informações específicas sobre soluções de software e serviços que ajudam as empresas no atendimento às novas exigências.

Att,

Paulo César Beck
Diretor da Agens
paulo.beck@agens.com.br

Saneamento das Informações Cadastrais para o eSocial

Por Paulo César Beck *

saneamento-cadastral

O registro S-2100 – Evento Cadastramento Inicial do Vínculo do eSocial possui mais de 120 informações que precisam ser enviadas sobre cada colaborador, algumas destas informações, como dependentes, podem ter múltiplas ocorrências, aumentando ainda mais a quantidade de dados que precisam ser validados e alimentados.

Neste momento, você sabe a quantidade de informações faltantes nos seus cadastros? Você sabe a quantidade de registros que possuem inconsistências de NIS (NIT/PIS/PASEP), data de nascimento, CPF e endereço, por exemplo?

Nas nossas newsletters anteriores, ou através do nosso blog.agens.com.br, você ficou sabendo que a AGENS está disponibilizando uma solução de Formulários Eletrônicos especialmente voltados a atender às exigências do eSocial. Entre estes formulários o que requer mais atenção neste momento é o Cadastramento Inicial de Vínculo.

O Formulário Eletrônico de Cadastramento Inicial de Vínculo já está disponível para instalação na sua empresa, e pode ser utilizado para saneamento das informações tanto pelas áreas responsáveis pelos cadastros como pelos próprios colaboradores, que podem conferir e atualizar suas informações através da intranet da empresa.

O processo de saneamento cadastral utilizando Formulários Eletrônicos é composto das seguintes etapas:

 Ciclo Saneamento eSocial

A partir da base de dados dos Formulários Eletrônicos, é possível extrair informações importantes, emitindo relatórios detalhados e analíticos sobre as informações inconsistentes ou que faltam ser preenchidas. Com estes relatórios você ficará sabendo o grau de qualidade dos seus cadastros, e poderá projetar a quantidade de trabalho necessária para deixá-los em conformidade com o eSocial.

Além de tornar mais rápida a atualização dos cadastros para o eSocial, os Formulários Eletrônicos também podem realizar validações automáticas das informações utilizando como referência o Diretório Nacional de Endereços dos Correios e o aplicativo de Qualificação Cadastral a ser disponibilizado pelo Governo.

Baixe aqui a informação técnica completa sobre o produto.

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Se desejar mais informações, envie uma mensagem para contato@agens.com.br ou acesse nosso site www.agens.com.br.

* Sobre o autor: Paulo César Beck atua há dez anos como consultor para desenvolvimento de processos de recursos humanos e é diretor da Agens, provedora de soluções de automação de processos (BPM). O e-mail de contato é paulo.beck@agens.com.br.

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eSocial – Ok, seu sistema estará pronto. Mas e os dados?

Por Paulo César Beck *

O tempo está correndo e você ficou mais tranquilo ao saber que o sistema de Folha de Pagamento utilizado pela sua empresa estará pronto para o eSocial dentro do prazo exigido. Mas e os dados? Estarão eles alimentados no sistema até a data limite do envio das informações iniciais? E depois, sua empresa conseguirá processar e enviar os dados dos eventos trabalhistas no mesmo dia que ocorrerem?

De acordo o manual publicado em 27/12/2013 (ainda em versão sujeita a alterações), o eSocial compreende 44 arquivos a serem enviados em três etapas:

Etapa

Tipos de Eventos

Frequência

Arquivos

Iniciais e Tabelas

Única (*)

10

Não periódicos
(Trabalhistas)

A cada ocorrência

20

Periódicos
(Folha de Pagamento)

Uma vez/mês

14

(*) Sempre que forem feitas inserções em tabelas de eventos no sistema de Folha de
Pagamento, deverão ser realizados envios de arquivos com as atualizações
correspondentes para o eSocial.

Estes arquivos compreendem um total de 1.675 campos a serem preenchidos:

Etapa

Tipos de Eventos

Campos

% de Esforço

Iniciais e Tabelas

538

32%

Não periódicos
(Trabalhistas)

632

38%

Periódicos
(Folha de Pagamento)

505

30%

Totais

1675

100%

 

Dificuldades à vista:

  1. Apesar da 1ª etapa ser feita uma única vez, é preciso que os dados estejam corretos e atualizados na carga inicial para garantir a integridade dos arquivos enviados nas demais etapas. Do contrário, os envios posteriores ficarão comprometidos, os arquivos serão rejeitados por inconsistência e a empresa estará sujeita a autuações.

     

  2. Seu fornecedor provavelmente estará criando campos novos no sistema de Folha de Pagamento, e estes campos novos precisarão ser preenchidos manualmente. Além disso, há grande probabilidade dos novos campos estarem espalhados em diversas transações no sistema.

     

  3. A maior parte do esforço (38%) estará concentrada na 2ª etapa (eventos trabalhistas). Os eventos destas deverão ser processados e enviados no mesmo dia que ocorrerem.

Como preencher a tempo os novos campos para o envio inicial?

 

A AGENS está desenvolvendo uma série de Formulários Eletrônicos, baseados nos layouts do eSocial, e que contemplam as regras e consistências descritas no manual.

O objetivo é tornar mais simples e acelerar a atualização das bases de dados dos sistemas de Folha de Pagamento e RH com as novas informações relativas ao eSocial, permitindo que todas os dados sejam alimentados em um único formulário, que busca as informações existentes e solicita as informações necessárias ainda não preenchidas. Os formulários podem ser preenchidos de forma progressiva. Relatórios acusam as ausências de dados e o envio das informações para o seu sistema pode ocorrer em diversos momentos, através de “updates”.

Os formulários eletrônicos para o eSocial foram desenvolvidos à partir da análise do Manual de Orientação, com o objetivo de cobrir todas as informações necessárias para cada layout de arquivo. Sessões dos arquivos tornaram-se títulos de campos ou abas, as informações tornaram-se campos de formulários.

Regras de Validação são aplicadas durante o preenchimento e no momento que o usuário salva o formulário.

Após preenchidas, validadas e aprovadas, as informações dos formulários são utilizadas para atualizar as bases de dados dos sistemas de Folha de Pagamento e RH (*) da empresa, que serão os responsáveis por enviar os arquivos do eSocial.

(*) Verifique através do nosso contato a compatibilidade do seu sistema com os recursos de integração de dados disponíveis, verifique também os requisitos técnicos para instalação dos formulários eletrônicos.

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* Sobre o autor: Paulo César Beck atua há dez anos como consultor para desenvolvimento de processos de recursos humanos e é diretor da Agens, provedora de soluções de automação de processos (BPM). O e-mail de contato é paulo.beck@agens.com.br

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BPM – Atendendo o eSocial mais rapidamente com processos

Paulo César Beck*

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Em diversas oportunidades nas quais conversei com gestores e colaboradores das áreas de pessoal de várias empresas, percebi uma opinião equivocada da maioria delas sobre o eSocial: entendem que está sendo criada mais uma obrigação de envio de informações sobre a folha de pagamento para o Governo Federal, e após atualizar o sistema existente estará tudo resolvido. Este equívoco poderá custar caro para aquelas empresas que somente se acordarem para as obrigações do eSocial depois que as multas começarem as ser distribuídas.

Curiosamente, não percebemos este senso de urgência emanando do maior interessado pelas informações (e das eventuais autuações, é claro). O Governo Federal mantém o site do eSocial (www.esocial.gov.br) fundamentalmente como um portal para o empregador doméstico. Lá constam decretos, prazos para implantação, leiautes, mas tudo aparenta ser nada mais que uma “inofensiva” fonte de informações.

O fato é que a atualização de sistemas para o envio mensal de informações da folha de pagamento é apenas a ponta visível do iceberg. O maior impacto das novas exigências do eSocial será sobre a cultura e os processos das organizações. E quando digo maior, é literalmente a parte maior do iceberg, a que fica abaixo da linha d’água.

imagem 2

O envio da folha mensal é uma tarefa que, mesmo sendo “pesada” do ponto de vista de processamento, facilmente será resolvida pelos sistemas daqueles fornecedores que atenderem os requisitos do eSocial. Já o controle dos eventos ocasionais previstos na normativa demandarão muito mais adaptação (leia-se muito mais suor, energia) das organizações, pois os sistemas de folha somente poderão auxiliar no armazenamento da informação e na etapa final de envio.

Caso você ainda não tenha entendido o tamanho do problema, seja porque acredita que a responsabilidade é exclusiva do seu fornecedor de sistemas, seja porque leu o Manual de Orientação do eSocial e não captou o que está escrito nas “entrelinhas”, então atente para o seguinte:

  • Todos os arquivos de eventos, ao serem transmitidos, passarão por validação e somente serão aceitos se estiverem consistentes com o RET. (página 3 do Manual de Orientação do eSocial)
  • Eventos Trabalhistas: os arquivos relativos a eventos trabalhistas deverão ser gerados e transmitidos na medida em que ocorrerem, observando os prazos previstos na legislação em vigor para cada informação. (página 4)
  • O sequenciamento deve ser obedecido, pois as informações constantes dos primeiros arquivos são necessárias para processamento das informações posteriores. (página 7)

Isto significa que:

  • Há risco de multa se não houver comunicação no prazo adequado de um evento relacionado ao trabalhador e previsto na normativa, mesmo que este evento não tenha influência na folha de pagamento.
  • Será recusada a comunicação de um evento com dependência de evento anterior, caso o primeiro evento não tenha sido recebido (incorre no mesmo risco de multa pela não comunicação no prazo).

Alguns exemplos:

  • Não serão aceitos registros de férias se os respectivos registros de avisos de férias não tiverem sido enviados anteriormente.
  • Não serão aceitos registros de periculosidade, insalubridade (mudança de Condição Diferenciada de Trabalho) sem a respectiva informação de agentes nocivos e uso de EPI’s.
  • Os Atestados de Saúde Ocupacional (ASO) deverão ser enviados de acordo com a periodicidade exigida (já vi que muitas empresas utilizam Excel ou outro sistema paralelo para este controle).
  • Os auxílios acidente/doença deverão estar em conformidade com a Comunicação do Acidente de Trabalho (CAT) e com o afastamento temporário anterior.
  • Não será possível fazer um desligamento sem justa causa sem o respectivo aviso prévio.

Conclusões:

  • Se o departamento de pessoal da sua empresa atualmente é o responsável por receber, validar e digitar no sistema todas as ocorrências dos trabalhadores, certamente será necessário rever os processos, pois o DP não dará conta de lidar com toda a informação necessária no prazo exigido (ou será necessário multiplicar o número de colaboradores no departamento).
  • Se a sua empresa faz lançamentos nos sistemas e gera documentos às vésperas do cálculo da folha de pagamento e somente para este fim, então será necessária uma mudança cultural.
  • Pouco adiantará o seu sistema de folha de pagamento estar preparado para o eSocial, se a informação não estiver disponível para o envio dentro do prazo ou não estiver consistente.

Ações necessárias:

  • Rever os processos, fazendo com as próprias áreas solicitantes sejam responsáveis por alimentar informações consistentes quando ocorrerem os fatos geradores, descentralizando as atividades e implementando controles automátizados.
  • Rever a cultura, investindo mais em organização e planejamento para evitar ações reativas e corretivas.

Da nossa parte, como fornecedores, sabemos que mudanças nos processos de negócio demandam planejamento, tempo e esforço, mas quando as empresas se derem conta da sobrecarga à qual estarão sujeitos os departamentos de pessoal, ou, ainda, que as exigências do eSocial não estão sendo cumpridas, haverá uma corrida para ajustar ou redefinir as rotinas, acompanhada de muita pressão.

E o que estamos fazendo par minimizar este efeito? Estamos preparando templates com formulários eletrônicos e processos pré-configurados para as principais rotinas envolvidas no eSocial:

  • Agendamento e Registro de Exames Ocupacionais
  • Comunicação de Acidente de Trabalho
  • Comunicação de Afastamento
  • Comunicação de Alteração de Dados Cadastrais
  • Comunicação de Alteração Funcional
  • Comunicação de Desligamento
  • Comunicação de Transferência
  • Requisição de Pessoal
  • Solicitação de Férias
  • Solicitação de Revisão Salarial
  • Término / Renovação de Contrato de Trabalho

Os formulários contemplam as principais informações necessárias para cada um dos processos, os quais são compostos três etapas básicas (solicitação, aprovação e efetivação). Os templates podem ser ajustados para incluir novas etapas e novas informações. Para a implantação é necessário especificar a origem e destino das informações no seu sistema de folha de pagamento, os responsáveis por cada etapa do processo e as regras de negócio particulares da empresa.

Por fim, fica um recado: não subestime o eSocial. Entenda-o, projete o impacto nos sistemas, processos e cultura da empresa, monte um plano de ação e ponha em prática o quanto antes para reduzir o risco de autuações.

* Sobre o autor: Paulo César Beck atua há dez anos como consultor para melhoria de processos de recursos humanos e é diretor da Agens (www.agens.com.br), provedora de soluções de automação de processos (BPM). O e-mail de contato é paulo.beck@agens.com.br.

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Quais podem ser os tipos de processos em uma organização?

Por Sérgio Mylius da Silva (*)

Tipos de Processos

Uma característica bastante marcante sobre o redesenho de processos de negócios, conforme a própria definição do tipo do processo denota, é que o redesenho deve contemplar e cobrir os processos de forma completa, ou seja, de ponta-a-ponta. Esta abrangência de redesenho é prevista para todos os tipos de processos – processos primários, de suporte e de gestão.

Os processos que justificam a existência de uma organização podem ser classificados como processos de negócio ou essenciais, atividades de apoio, sendo estas as responsáveis por atender o cliente externo entregando os produtos ou serviços requisitados.

Os processos de gestão ou suporte, ou atividades de apoio, como o nome diz, dão apoio aos processos de negócio ou essenciais, são focalizados na organização e não no cliente, e têm como responsabilidade viabilizar a estrutura necessária para que os processos essenciais, de negócio ou primários funcionem. Trata-se de todos os processos que influenciam de forma indireta o resultado, tendo em vista que somente foco no cliente não garante a rentabilidade ou até mesmo a sobrevivência da empresa.

Processos Primários

Esse tipo de processo também chamado de “core process” está relacionado diretamente com os clientes. São os processos que ultrapassam qualquer fronteira funcional corporativa e possui como sua mais marcante característica, o contato direto com os clientes. Os processos primários ou processos essenciais quando agrupados aos outros processos primários tendem a traduzir a cadeia de valor das organizações.

A cadeia de valor é um agrupamento corporativo estruturado entre atividades primárias e atividades de suporte.

Processos de Suporte e Apoio

Esses processos colaboram com a realização dos processos primários. São os processos estabelecidos formalmente na organização e que visam dar suporte aos processos primários. Possuem características marcantes a ausência de relacionamento direto com os clientes.

Apesar do nome caracterizar uma hierarquia inferior aos processos primários, possuem impacto direto na capacidade de realização e entrega dos processos primários. Portanto, são processos extremamente delicados e que devem ser alvo de avaliação conjunta com os processos primários.

Processos de Gestão ou Gerenciais

Esses são os processos estabelecidos formalmente e com o intuito de coordenar as atividades dos processos de apoio e dos processos primários. Deve buscar garantir que os processos por ele gerenciados, atinjam suas metas operacionais, financeiras e de legislação. Esses processos envolver a medição, o monitoramento, o controle e auxiliam a garantir a eficiência e eficácia dos demais processos da organização. Mas é importante registra aqui que não entregam valor diretamente ao cliente.

Hierarquia Organizacional de Processos

Para finalizar gostaria de registrar aqui que pode se utilizar uma hierarquia organizacional para os processos de uma organização, a saber: macro processos, processo, subprocesso, atividade e tarefa.

(*) Administrador de empresas e consultor na área de Inovação em Serviços. Trabalha com BPM e Service Design. O e-mail de contato é mylius@agens.com.br