Conheça o eSocial +Fácil, o eSocial de um jeito Mais Fácil para sua Empresa

Prezados,

A partir de agora, acompanhe os novos posts sobre o eSocial diretamente na página http://www.esocialmaisfacil.com.br. Lá você encontratá notícias e novidades sobre o eSocial, bem como informações específicas sobre soluções de software e serviços que ajudam as empresas no atendimento às novas exigências.

Att,

Paulo César Beck
Diretor da Agens
paulo.beck@agens.com.br

Saneamento das Informações Cadastrais para o eSocial

Por Paulo César Beck *

saneamento-cadastral

O registro S-2100 – Evento Cadastramento Inicial do Vínculo do eSocial possui mais de 120 informações que precisam ser enviadas sobre cada colaborador, algumas destas informações, como dependentes, podem ter múltiplas ocorrências, aumentando ainda mais a quantidade de dados que precisam ser validados e alimentados.

Neste momento, você sabe a quantidade de informações faltantes nos seus cadastros? Você sabe a quantidade de registros que possuem inconsistências de NIS (NIT/PIS/PASEP), data de nascimento, CPF e endereço, por exemplo?

Nas nossas newsletters anteriores, ou através do nosso blog.agens.com.br, você ficou sabendo que a AGENS está disponibilizando uma solução de Formulários Eletrônicos especialmente voltados a atender às exigências do eSocial. Entre estes formulários o que requer mais atenção neste momento é o Cadastramento Inicial de Vínculo.

O Formulário Eletrônico de Cadastramento Inicial de Vínculo já está disponível para instalação na sua empresa, e pode ser utilizado para saneamento das informações tanto pelas áreas responsáveis pelos cadastros como pelos próprios colaboradores, que podem conferir e atualizar suas informações através da intranet da empresa.

O processo de saneamento cadastral utilizando Formulários Eletrônicos é composto das seguintes etapas:

 Ciclo Saneamento eSocial

A partir da base de dados dos Formulários Eletrônicos, é possível extrair informações importantes, emitindo relatórios detalhados e analíticos sobre as informações inconsistentes ou que faltam ser preenchidas. Com estes relatórios você ficará sabendo o grau de qualidade dos seus cadastros, e poderá projetar a quantidade de trabalho necessária para deixá-los em conformidade com o eSocial.

Além de tornar mais rápida a atualização dos cadastros para o eSocial, os Formulários Eletrônicos também podem realizar validações automáticas das informações utilizando como referência o Diretório Nacional de Endereços dos Correios e o aplicativo de Qualificação Cadastral a ser disponibilizado pelo Governo.

Baixe aqui a informação técnica completa sobre o produto.

DEIXE SEU COMETÁRIO SOBRE ESTA MATÉRIA. SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE!

Se desejar mais informações, envie uma mensagem para contato@agens.com.br ou acesse nosso site www.agens.com.br.

* Sobre o autor: Paulo César Beck atua há dez anos como consultor para desenvolvimento de processos de recursos humanos e é diretor da Agens, provedora de soluções de automação de processos (BPM). O e-mail de contato é paulo.beck@agens.com.br.

Conheça os clientes e cases da Agens.